Na primeira semana de setembro, os parceiros do Programa IGUAL se reuniram em Maputo para o terceiro evento de aprendizagem, uma oportunidade de reflexão conjunta sobre os resultados alcançados, os desafios enfrentados, e as lições aprendidas ao longo da implementação da iniciativa. Este encontro ocorre em um momento em que parte dos 18 parceiros já concluiu ou está em fase de encerramento dos projetos financiados pelo CESC, através do Programa IGUAL, sendo o evento uma plataforma para discutir estratégias de saída.
No primeiro dia, além das reflexões em grupo, os participantes compartilharam produtos e resultados alcançados nas áreas de advocacia pelos direitos humanos, democracia e governança.
Com apoio do CESC, através do IGUAL, a GCR implementou o Projeto PEUP, focado na prevenção e erradicação de uniões prematuras nos distritos de Tambara e Macossa. Usando o sistema remoto de gestão de casos (LFC), o projeto fortaleceu os CCPCs, sensibilizou escolas e comunidades, e capacitou homens, mulheres e crianças sobre a violência baseada no gênero e as formas de prevenção, incentivando a denúncia de casos locais.
Sobre o Programa IGUAL
Desde julho de 2021, o CESC está implementando o Programa IGUAL, com foco na promoção dos direitos humanos e da democracia, com financiamento da Embaixada do Reino dos Países Baixos. Com duração de cinco anos, o programa atua nas províncias de Cabo Delgado, Manica, Sofala, Tete e Zambézia, além de promover ações de âmbito nacional que influenciam políticas relacionadas a direitos humanos, governança e democracia.