Entre os dias 04 e 06 de abril, decorreu uma formação intensiva voltada a 32 mentores e mentoras, com o objetivo de fortalecer a prevenção, mitigação e resposta à Violência Baseada no Género (VBG), através de estratégias eficazes de mentoria e engajamento masculino nas comunidades.
A iniciativa foi promovida pela Girl Child Rights (GCR), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), com apoio financeiro da União Europeia, no âmbito do programa “Tolerância Zero! À Violência Baseada no Género”.
Participaram da capacitação representantes dos distritos de Tambara, Macossa, Mossurize e Gôndola, bem como pontos focais da Acção Social e membros da Secção de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência, numa abordagem intersetorial e colaborativa.


Durante o treinamento, foram abordados temas cruciais como a compreensão aprofundada sobre VBG, gestão de casos, gestão de stress, vias de encaminhamento e o papel do Engajamento Masculino para mudança de comportamento, reconhecendo que a transformação social requer a participação ativa de todos os membros da comunidade.
O programa “Tolerância Zero!” reafirma o compromisso da União Europeia e do UNFPA com a igualdade de género, promovendo o empoderamento das mulheres e raparigas através da cooperação com o Governo, organizações da sociedade civil, media e setor privado para erradicar todas as formas de violência baseada no género em Moçambique.
Este treinamento marca um passo importante rumo à construção de comunidades mais seguras, informadas e resilientes.